O mercadinho Dia %, que vende produtos mais baratos em um espaço despojado, nasceu há 37 anos em Madri, quando foi aberta a primeira loja, usando o sistema de franquia. A rede cresceu – o Grupo Dia fechou o primeiro semestre deste ano com mais de 7 mil lojas no mundo, de diversas bandeiras, sendo 944 no Brasil.
Desse total no mercado brasileiro, 594 funcionam em regime de franquia. O grupo possui no país cinco armazéns, para abastecer as lojas, e emprega mais de 7 mil pessoas. O modelo também atraiu varejistas na Argentina e na China.
No primeiro semestre deste ano, o grupo registrou vendas líquidas de € 4,2 bilhões, com queda de 2,3% em relação a igual período do ano passado. As desvalorizações cambiais no Brasil e na Argentina prejudicaram o resultado em euros, mas quando são consideradas as moedas locais, houve crescimento. O lucro líquido ficou em € 59,8 milhões, com queda de 5,6%.
O Dia chegou a fazer parte do Carrefour, por mais de dez anos. Em 2011, os negócios foram cindidos e o Dia abriu capital em Madri. Em 2014, o Carrefour recomprou a operação do Dia na França.
(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM