A importância das redes sociais nos dias de hoje é algo visível pela presença delas no cotidiano das pessoas. E o assunto rende pesquisas das mais diversas. Por exemplo, um estudo recente sobre o perfil de consumo na internet com base em dados da Kantar IBOPE Media na América Latina apontou que, no Brasil, a internet e o Twitter são ferramentas importantes no momento de decisão de compra dos usuários.
Entre os itens mais comprados pelos entrevistados estão livros, roupas, celulares e acessórios, aparelhos domésticos e cosméticos. A pesquisa sobre o perfil de consumo na web, realizada entre setembro de 2015 e janeiro de 2016, também contemplou usuários da Argentina, Colômbia e México.
De acordo com dados do TGI.net, da Kantar IBOPE Media, no Brasil, 83% dos internautas afirmaram que normalmente fazem buscas na internet antes de comprar qualquer produto e 81% disseram que a internet oferece informações sobre produtos e marcas que não podem ser obtidas em nenhum outro lugar. Além disso, para 71% dos internautas, resenhas online ajudam na tomada de decisão.
“O levantamento também mostrou que os usuários do Brasil consideram o Twitter uma mídia confiável, que oferece informações fiéis e oportunas sobre marcas e influencia nas decisões de compra”, diz Marcela Doria, diretora de pesquisa do Twitter para a América Latina. Ainda sobre os dados do TGI.net, a publicidade no meio digital incentiva compras online 1,4 vezes mais do que para os não registrados na plataforma. Do total de usuários do Twitter no país, 71% realizou compras online – este total é o equivalente a 1,2 vezes mais do que aqueles que não usam . Os resultados da pesquisa revelam ainda que os “twittteiros” preferem usar mais o celular para fazer compras online.
Twitter Global
• 500 milhões de Tweets são enviados por dia.
• 80% dos usuários ativos são mobile.
• Disponível em mais de 35 idiomas.
• 79% das contas são de fora dos Estados Unidos.
• São 3.900 funcionários em escritórios por todo o mundo.
• Mais de 9 milhões de pequenas e médias empresas estão nesta rede social hoje.
• O Vine, serviço móvel do Twitter que permite que você capture e compartilhe vídeos curtos em looping, tem mais de 1,5 bilhão de visualizações de loops por dia.
• Mais de 200 milhões de pessoas assistem a Vines todo mês.
• O Periscope, app do Twitter para transmissão de vídeo ao vivo lançado em 26 de março, chegou a 1 milhão de usuários em 10 dias.
• O Periscope possui mais de 10 milhões de usuários e contabiliza mais de 110 anos em tempo de vídeos assistidos por dia.
• Foram feitas mais de 200 milhões de transmissões ao vivo via Periscope desde o lançamento, em março de 2015.
Twitter Brasil
• O Brasil está entre os cinco principais mercados para o Twitter.
• Em novembro de 2015, o Twitter completou 3 anos de operação no Brasil.
• Com um escritório em São Paulo para apoiar diretamente parceiros locais e usuários, o Twitter lançou suas operações no Brasil em 2012. Em julho de 2014, a empresa também abriu um escritório no Rio de Janeiro, dedicado à área de parcerias de mídia.
• São mais de 100 funcionários entre os escritórios de São Paulo e Rio de Janeiro.
Como os brasileiros usam o Twitter?
• Faz parte da vida diária dos usuários
o 68% dos usuários brasileiros visitam o Twitter todos os dias e 1 em 2 engajam várias vezes por dia
• É uma fonte de informação diária e em tempo real
o 57% usam o Twitter para se atualizar sobre notícias de última hora
o 53% usam para procurar e descobrir o que está acontecendo
• Para a maioria dos usuários, o Twitter é mobile
• Para usuários em dispositivos móveis (celular como dispositivo principal)
o 81% usam o Twitter para seguir marcas e empresas
o 69% usam enquanto assistem a programas de TV
o 58% usam enquanto fazem compras
Twitter Brasil e TV em 2015
• Categorias mais comentadas
o 28% Esportes
o 18% Eventos Especiais
o 14% Novela
o 14% Reality
o 8% Música
• Comportamento
o 82% dos usuários acompanharam o Twitter como segunda tela
o 61% fizeram Tweets sobre TV
• Esportes
o Tivemos 570 milhões de Tweets sobre futebol no Brasil em 2015
(Por O Negócio do Varejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM