A Apple foi eleita a marca que mais produz valor aos seus stakeholders brasileiros. A informação é do ranking Mais Valor Produzido (MVP) Marcas Top 30, da DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa. A pesquisa, realizada com 10 mil pessoas, em média, apontou a capacidade das marcas gerarem e protegerem valor não apenas para si, mas também para seus consumidores, acionistas, funcionários e para toda a sociedade.

As marcas foram avaliadas no universo de 601 empresas dentre as 1000 maiores, recortadas a partir das 1000 maiores companhias (segundo os rankings do Valor Econômico e da Exame), considerando cenários estatisticamente válidos para cada grupo de stakeholder e a performance dessas empresas nos critérios definidos como direcionadores de valor. Entre os 11 atributos avaliados para o relatório estão: relacionamento, conhecimento, interesse, coerência, estima, relevância, consumo recorrente, proximidade, pertencimento, aspiração e confiança.

De acordo com Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, a relevância das marcas reflete na percepção de cada grupo de stakeholders. “As líderes do ranking são aquelas que oferecem algo significativo e diferente para a vida de cada individuo do seu público alvo, tanto em termos emocionais quanto racionais sendo eles tangíveis ou intangíveis”, pontua o executivo.

Além do Apple, com nota 9,21, ocupam as dez primeiras colocações do ranking, o Google em segundo lugar com a nota 9,11. A Coca-Cola na terceira posição com a média 9,01. A Whirlpool figura no quarto degrau do pódio, aparecendo com a nota de 8,93. Já o quinto lugar é da Samsung com 8,91. Em seguida é a vez do Facebook aparecer na pesquisa com 8,91 pontos. Em sétimo lugar, a Nestlé conquistou a média 8,86. A Johnson & Johnson e a TV Globo também foram lembradas, ocupando a oitava e nona colocação com as notas 8,72 e 8,43, respectivamente. Para finalizar, o O Boticário encerra o Top 10 com 8,42. Todas as empresas foram avaliadas de 0 a 10.

 

Sobre a DOM Strategy Partners

A DOM Strategy Partners é a primeira consultoria focada em estratégia corporativa, 100% nacional. Pertencente à Holding ECC, também proprietária da E-Consulting Corp., a empresa oferta em seu portfólio de serviços profissionais práticas e metodologias como planejamento estratégico corporativo, gestão de ativos intangíveis, gestão do conhecimento e da inovação, inteligência competitiva e estratégia de marketing. A DOM desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, criadas em seus três centros de pesquisas e estudos (SRC – Estratégia e Negócios, TechLab – Tecnologia e Processos, XPLab – Comunicação e Marketing), associadas a metodologias golden standard de mercado. Com cerca de 20 consultores com vasta experiência em empresas de consultoria internacional e bancos de investimento, a DOM trabalha somente com clientes preferenciais e atendimento personalizado, garantindo assim perfomance superior e foco centrado em resultados comprovados.

(Por IMAGE Comunicação) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM