A edição 2015 da Black Friday movimentou R$ 1,6 bilhão em vendas online na sexta-feira 27, de acordo com informações da Ebit/Buscapé. A quantia representa um crescimento de 38% em relação à data comercial no ano anterior, quando ficou em R$ 1,16 bilhão.

Ao todo, 1,64 milhão de pessoas realizaram ao menos uma compra ao longo das 24 horas da Black Friday 2015. O número de pedidos subiu 24% e chegou aos 2,77 milhões – o que representa um tíquete médio de R$ 580, 11% superior ao registrado em 2014. As compras feitas via smartphone representaram 11% dos pedidos (311 mil) e 9% do desembolso dos consumidores (R$ 140 milhões).

As marcas que geraram maior engajamento

A Torabit, empresa de monitoramento e mensuração em redes sociais, realizou um levantamento exclusivo para o Meio & Mensagem. O objetivo era avaliar as menções às marcas tanto em relação ao sentimento das pessoas quanto às ações de engajamento nas postagens sobre o Black Friday. Foram analisados os dados de 13 a 27 de novembro.

No ranking das quinze marcas mais comentadas e que tiveram maior engajamento em suas respectivas postagens sobre o evento (os percentuais refletem a soma das ações de engajamento somadas às menções espontâneas), destaque para a Saraiva, que ocupou o primeiro lugar, seguido da Netshoes, Magazine Luiza, Dafiti e O Boticário.

Confira abaixo o infográfico com o ranking das marcas, as categorias mais mencionadas, os perfis com maior alcance e a análise geral de sentimento do consumidor em relação à data promocional.

(Por Meio&Mensagem) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM