O dinheiro de plástico vem marcando presença nos checkouts na hora do consumidor pagar as compras nos supermercados. Em setembro, o volume de vendas com cartões de crédito e débito no autosserviço alimentar cresceu 18%, na comparação do mesmo mês do ano anterior. O levantamento foi feito pela Cappta, empresa especializada em tecnologia de captura de pagamento.

Segundo Rafael Salomão, sócio-diretor da Cappta, a alta neste período pode ser explicada pelo aumento do número de pessoas com acesso às contas bancárias, porta de entrada para o uso de cartões de débito e crédito.

Porém a pesquisa também aponta um alerta para os números registrados neste ano. Entre janeiro e maio de 2015, o número de vendas com cartão se manteve estável. De junho a agosto houve queda entre 5% e 10%. Já em setembro, o setor supermercadista apresentou baixa de 11% nas vendas com cartões, em comparação com agosto deste ano.  “A queda dos números é explicada pela crise econômica. Os consumidores estão segurando os gastos”, completa Salomão.

Mas, apostando na tradição varejista de que em dezembro as vendas crescem em função das festas natalinas e de Ano Novo, o executivo prevê aumento também no uso dos cartões por parte dos consumidores.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM