O clima de incerteza dominou o setor de shopping center neste final de ano. A menos de dois meses para o Natal muitos deles ainda não decidiram se vão ampliar o horário de atendimento, em função do pessimismo do consumidor na hora de efetuar compras e altos custos para operar em jornadas mais longas.

Mesmo com a indefinição por parte dos empreendimentos, analistas ouvidos pelo DCI acreditam que um alento para o setor é a aderência ao Black Friday, dia de descontos que ocorre no final do mês de novembro. “Ele [Black Friday] já tinha um papel de antecipar as compras de final de ano, e para 2015 isso deve acontecer com maior relevância”, disse o sócio-diretor da GS&BW, braço da consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza especializada em shopping centers, Luiz Alberto Marinho.

Antecipação

Segundo ele, se os shoppings souberem aproveitar a ação promocional, é mais viável para o mall ampliar o horário de atendimento no final de semana do Black Friday, entre os dias 27 a 29 de novembro – ao invés da semana do Natal. “Ampliar horário de atendimento envolve aumentar custos operacionais e o Natal não será o melhor dos últimos anos”, disse Marinho, que completou “Eu falo aos meus clientes [shoppings] que o final deste ano e 2016 será o ano das promoções”.

Essa compra antecipada é positiva ao varejo como um todo, mas o lojista deve estar ciente de que será com margens mais baixa que a atual. “Mesmo com margens menores, participar do evento ajudará a trazer um volume de venda no final de novembro e começo de dezembro”, concluiu Marinho ao DCI.

A importância do Black Friday como um momento de antecipar as compras de Natal foi ressaltado pelo gerente de marketing do Shopping Ibirapuera, Ricardo Portela. Segundo o executivo, pesquisa prévia feita pelo empreendimento apontou que mais de 50% dos lojistas estariam dispostos a participar do dia de descontos. “Há os que não querem participar, mas temos nos esforçado para fazer com que a maioria dos lojistas tenha, pelo menos, um produto com 50% de desconto no dia”, disse.

Outro ponto destacado pelo executivo é a data estratégica da promoção, já que ela acontecerá após os brasileiros terem recebido a primeira parcela do 13º salário. “Tem esse dinheiro que entra no mercado e assim como o shopping se movimenta criando ações promocionais os lojistas têm que arrumar suas vitrines e fazer promoções”, enfatizou Portela.

Na opinião do especialista em shopping center e varejo e diretor da Make It Work, Michel Cutait, ampliar o horário de atendimento nos shoppings é tradicional no setor. Mesmo com aumento dos custos com energia elétrica e mão de obra, essa prática trás retorno. “Em geral, os shopping vão praticar horários expandidos no final do ano. Essa já é uma prática e consolidada no mercado e os consumidores ainda esperam essa conveniência para terem mais tempo de pesquisar e comprar seus presentes”, disse.

O especialista afirmou ainda que essa medida ajuda tanto o varejo quanto os temporários. “É uma medida positiva para todo mundo. O cliente tem mais oportunidade e conveniência nas compras; os funcionários têm mais chance de incrementar suas comissões; e os varejistas podem ampliar suas ofertas e, consequentemente, o volume e resultado das vendas”, concluiu Cutait.

Temporários

Os lojistas do Shopping Ibirapuera estão com 1.500 vagas e, segundo Portela, esse número está em linha com 2014, que já foi um ano mais fraco. O executivo ressaltou ainda que o shopping ainda está analisando a ampliação de horário para a semana do Natal. A única definição é que a partir de dezembro, o shopping trabalha com horário ampliado no domingo, das 10h às 22h. “Não houve aumento no número de vagas neste ano e, mesmo que seja um momento mais complicado para os lojistas, pois sempre tem aumento de consumidores nas lojas”, concluiu.

No TopShopping, empreendimento de Nova Iguaçu (RJ) estão abertas 650 vagas e todas são de lojistas, afirmou a gerente de marketing do empreendimento, Aline Cattem, lembrando que a administradora do espaço não precisará ampliar o quadro de funcionário.

A executiva afirmou que o TopShopping tem expectativa de aumento de fluxo de clientes de 8,5% e vendas 6,5% maiores no período. “É uma projeção conservadora. No final do ano pretendemos ampliar o horário de atendimento aos domingos e próximo ao Natal e operar até ás 23 horas”, afirmou Aline ao explicar que a falta de transporte público na região não permite horários longos de atendimento.

A estimativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) é que 249 mil vagas temporárias sejam abertas.

(Por O Negócio do Varejo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM