Um estudo realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em 27 capitais com mães que possuem filhos de dois a 18 anos revela que seis em cada dez (64,4%) entrevistadas não resistem aos apelos dos filhos durante as compras e acabam levando itens desnecessários (brinquedos, roupas e doces). O percentual é mais expressivo entre as mães de meninas (68,9%) e entrevistadas das classes C, D e E (69%).
A pesquisa mostra também que 59,6% das mães compram produtos não necessários para os filhos sem que eles peçam, apenas pelo prazer de vê-los usarem coisas que gostam.
De acordo com o levantamento, 46,4% das mães afirmam que não adotam regras para presentear seus filhos, sobretudo no caso de filhos meninos (50,6%). Somente 15,6% das mães disseram dar presentes apenas em datas especiais.
Levar filho às compras
Quatro em cada dez mães consultadas (38,6%) admitem que acabam desembolsando mais do que o planejado quando saem para comprar acompanhados de seus filhos.
Com isso, 67,3% destas mães têm o hábito de estabelecer algum combinado prévio com os filhos, como não permitir que eles peçam para comprar algo (18,6%) ou negociar o valor ou quantidade de itens que podem ser comprados (48,7%).
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM