A redução nas vendas é o principal problema enfrentado por fornecedoras de equipamentos e serviços para o varejo neste período de crise. É o que mostra uma pesquisa feita pela Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo).

Dos 386 empresários ouvidos pela entidade, 64% citaram a retração do comércio. A inadimplência contabilizada pelos lojistas também foi apontada como um problema. 26% dos entrevistaram indicaram o atraso de pagamentos como o maior problema. A redução no quadro de funcionários foi mencionada por 4,8%.

O levantamento mostra que a maior parte (40,5%) acredita que a crise de consumo durará de seis meses a um ano. Outros 26,2% falam em até um ano e meio.

“A queda nas vendas já é algo generalizado neste momento e era só uma questão de tempo para que atingisse também os fornecedores do varejo, é um efeito cascata”, afirma Marcos Andrade, diretor da associação.

A Abiesv reúne empresas variadas, como fabricantes de mobiliários para lojas e construtoras especializadas em obras para o comércio.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM