A aceleração do uso do m-commerce tem movimentado o varejo no País. A participação das vendas por dispositivos móveis nos sites da Cnova, do grupo GPA – Extra, Casas Bahia e Pontofrio – mais que dobrou em 2014 e alcançou 10,5%, contra 4,4% em 2013, como informa Vicente Rezende, diretor de marketing. No segundo trimestre de 2015, o tráfego via dispositivos móveis alcançou 36,9% das visitas, contra 24,7% no mesmo período do ano passado.

Compraki

Com 200 m² e 16 mil itens, o supermercado Compraki, no centro de São Paulo, entrou no mundo digital com a Mercode há cerca de três meses para aumentar os canais de venda, como afirma a empresária Gisella Pinto. A solução funciona como um marketplace online que reúne 22 varejistas e foi foco de ação no Metrô Paulista, com painéis apresentando produtos que podiam ser comprados via aplicativo, bastando apontar o celular para o QR Code.

O resultado foi algo perto de 3 mil downloads do aplicativo e hoje mais de 25% das compras são feitas de dispositivos móveis. Em pouco mais de um ano, a marca acumulou aprendizado similar ao de gigantes do varejo em itens como complementação de canais e jornada do cliente – sempre mais ágil no mobile, com visitas de três a quatro minutos, contra 15 do computador. Segundo Fábio Santos, sócio da Mercode, quase 100% dos compradores de mobile só compram de novo por móbile.

Walmart

Segundo Alexandre Cardoso, vice-presidente da Walmart.com, o celular é usado para iniciar o processo, pesquisar preços e produtos, criar listas e guardar itens para olhar depois. “O consumidor é errático e a compra começa quando ele pensa na necessidade, não no produto.” A bandeira oferece site nativo web e aplicativo responsivos.

O uso do aplicativo envolve itens de menor valor, para necessidades básicas, recorrentes e menos planejadas, como cosméticos, cuidados pessoais, saúde, moda, acessórios e eletroportáteis.

As lojas físicas da marca adotaram SMS, o que permite mapear usuários em um raio de até 3 km para enviar mensagem com link para página com ofertas e mapa com a loja mais próxima. “Em agosto, o objetivo é atingir 315 mil pessoas em dois disparos”, afirma Andre Svartman, diretor de marketing.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM