O setor supermercadista do País piorou a expectativa de vendas para 2015 e espera fechar o ano com praticamente o mesmo nível de vendas de 2014. Na previsão da Abras, as vendas reais do segmento deste ano serão apenas 0,5% maiores que no ano passado, descontada a inflação.

A mudança veio após a entidade divulgar na terça-feira (29/07) que as vendas dos supermercados do País no primeiro semestre ficaram estáveis ante a primeira metade de 2014. Em junho, também em termos reais, as vendas do segmento foram 3,04% menores que no mesmo mês do ano anterior.

A associação analisa que a mudança de hábito dos consumidores, como fazer menos refeições fora de casa e passar a consumir bebidas no lar, amorteceu parcialmente os efeitos da queda de renda das famílias provocada por inflação alta e aumento do desemprego.

Queda real

Segundo a Abras, as vendas do setor supermercadista tiveram queda real de 4,72% em junho de 2015 na comparação com maio. O indicador já está deflacionado pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Na comparação com junho do ano passado, as vendas reais caíram 3,04%. Já no acumulado dos primeiros seis meses do ano as vendas ficaram estáveis. As vendas do setor caíram 3,97% em junho ante maio. Na comparação com o mesmo mês de 2014, houve aumento de 5,59%.

Com informações da Abras .

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail Lab, ESPM