O que você costuma fazer com as roupas e tênis que não usa mais? A partir deste mês, eles rendem desconto de 15% em novos produtos nas lojas da Adidas.

A iniciativa faz parte do programa Pegada Sustentável 2.0, que busca promover o descarte correto de roupas e calçados esportivos, reduzindo os impactos no meio ambiente.

Até o final do mês de junho, as 41 lojas-conceito da marca em todo o país aceitarão os mais diversos tipos de peças: de tênis esportivos e camisetas, passando por calças, shorts à blusas de qualquer marca ou estilo.

O desconto nas novas compras para quem levar a roupa velha foi a forma que a empresa encontrou de estimular a participação do consumidor na chamada logística reversa, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Sancionada em 2010, a norma responsabiliza fabricantes pela coleta e descarte ambientalmente correto dos produtos que produzem.

No caso da Adidas, os produtos descartados nas lojas pelos consumidores são transportados pela própria empresa até o seu centro de distribuição, aproveitando a operação de logística já existente da marca, sem gerar novas emissões no deslocamento.

Dali, os produtos, seguem para uma entidade parceira da Adidas (a a I:CO) e especializada em gestão de ciclo de vida de calçados e roupas, onde ocorre o processo de triagem.

Dependendo do estado em que se encontra, o produto terá um de três destinos possíveis: reciclagem, onde a matéria prima é aproveitada para fazer outra peça; reuso, que passa por higienização e retorno ao mercado de roupa usada; ou geração de energia, processo que o descaracteriza e depois transforma em combustível, servindo para alimentar fornos de cimento.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM