O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do Brasil, teve avanço de 14,8 por cento na receita líquida do primeiro trimestre sobre igual período do ano anterior, com ajuda das suas divisões de alimentos e comércio eletrônico.

De janeiro a março, a receita líquida da companhia somou 17,24 bilhões de reais.

O avanço consolidado da receita líquida nas mesmas lojas, que considera somente os pontos abertos há mais de um ano, foi de 4 por cento no trimestre.

Na Via Varejo, divisão de móveis e eletrodomésticos, houve queda de 2,3 por cento do segmento mesmas lojas no período, ao passo que na divisão alimentar, que considera os resultados de Assaí, Extra e Pão de Açúcar, houve alta das vendas líquidas em mesmas lojas de 3,7 por cento.

Na divisão alimentar, o destaque ficou com a bandeira de atacarejo Assaí, que viu as vendas líquidas subirem 26,3 por cento sobre um ano antes, a 2,31 bilhões de reais. Enquanto isso, as vendas na divisão de multivarejo, que reúne as bandeiras Extra e Pão de Açúcar, cresceram 2,8 por cento, a 6,6 bilhões de reais.

Já a divisão não alimentar, a Cnova, que reúne as atividades de comércio eletrônico do GPA e de seu controlador francês Casino, teve avanço anual de 125,6 por cento na receita líquida trimestral, a 2,95 bilhões de reais.

Enquanto isso, a Via Varejo, que opera as bandeiras Casas Bahia e Pontofrio, teve queda de 1 por cento na receita líquida de janeiro a março na comparação com igual trimestre de 2014, a 5,39 bilhões de reais.

(Por R7) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM