A Apple está trabalhando em uma nova estratégia para o lançamento do Apple Watch. A ideia é acabar com aquelas grandes filas tão características dos lançamentos de gadgets da empresa.
Um memorando produzido pela equipe da chefe de varejo da empresa, Angela Ahrendts, foi enviado às lojas oficiais da empresa. A informação foi obtida pelo site Business Insider.
“Os dias de espera na fila e de dedos cruzados torcendo por um produto acabaram para os nossos clientes”, escreve Ahrendts.
Ela pede que os funcionários digam aos compradores que é mais fácil realizar a compra de um Apple Watch ou de um novo MacBook (os próximos lançamentos da Apple) online. A disponibilidade, afirma ela, é maior na loja virtual.
A ideia é que os funcionários das lojas da Apple ensinem os consumidores a realizar a compra online. Isso diminuiria a frustração em caso da falta de um produto nas lojas físicas.
A primeira mudança radical acontecerá no lançamento do Apple Watch no Reino Unido. Não será possível comprar o Apple Watch nas lojas físicas da Apple. As compras só poderão ser efetuadas online.
Mesmo que um cliente esteja em uma das lojas da Apple, ele não poderá comprar e sair com o relógio inteligente.
Nos Estados Unidos será possível fazer a compra. Mas para isso, será preciso ter um horário marcado para experimentar o Apple Watch. Isso deve ajudar muito na diminuição de filas nas portas das lojas da Apple.
A nova estratégia é curiosa. As filas e a espera traziam uma espécie de marketing e despertavam curiosidade pelos produtos da empresa.
A Apple, no entanto, parece não se importar tanto com isso, mas prefere que os consumidores não se frustrem ao não encontrar o produto desejado na loja.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM