As ofertas da Semana do Consumidor fizeram o brasileiro gastar mais. O valor das compras no período superou em 43% o ticket médio do e-commerce anual. Segundo pesquisa realizada pelo MercadoPago, o valor médio gasto girou em torno de R$ 500,00, enquanto a média é de R$ 350,00 (de acordo com o último relatório do eBit).

Apenas 40% dos entrevistados disseram ter conhecimento da campanha, o que mostra que a data pode melhorar o desempenho de vendas à medida que houver mais divulgação. E 95% das pessoas que fizeram compras no período (entre 16 a 20 de março) disseram que voltarão a adquirir produtos nas próximas datas comemorativas (Dia das Mães, Black Friday, Natal).

Os itens mais vendidos foram acessórios para veículos (24%), calçados, roupas e acessórios (22%), eletrônicos, áudio e vídeo (18%), celulares e telefones (17%) e itens de informática (13%). Entre os motivos apontados pelos consumidores para comprar na semana, o principal foi a combinação entre bom preço e descontos (68% das menções), seguido por necessidade do produto (43%), e frete grátis, com 23%.

Uma parcela de 16% gastou de R$ 500,00 até R$ 1 mil, e outros 16%, mais de R$ 1 mil. A maioria das compras foi paga no cartão de crédito parcelado (mais de 45%), boleto (28%) e cartão de crédito à vista (25%). Os consumidores que optaram pelo parcelamento preferiram pagar em 10 vezes (28%), três e duas vezes (17% e 15% respectivamente).

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM