Charles Desmartis, presidente do Carrefour no Brasil, afirmou ao jornal Valor Econômico, que a rede pretende criar formatos alternativos à média atual, que é de 200 metros quadrados. A flexibilização de formatos é uma tendência do varejo já praticada pelo próprio Carrefour, que criou bandeiras como o Carrefour Bairro e Carrefour Express.
Entretanto, agora, a rede estuda abrir lojas pequenas, com até 100 metros quadrados, com o objetivo de marcar presença em locais de alto tráfego, como galerias de lojas em estações de metrô ou trem. Elas seriam um complemento ao Carrefour Express, lojas de conveniência que a rede começou a abrir este ano.
Os pequenos formatos têm registrado crescimento maior que os de super e hipermercados (6,6% em vendas brutas para as lojas de conveniência, contra 1,2% de supermercados e apenas 0,1% de hipermercados).
No outro extremo, o executivo afirmou que o Carrefour também cogita ter um formato de loja de 400 metros quadrados – o dobro da média atual. Existe, ainda, a opção de adotar o sistema de franquias para supermercados de vizinha. Hoje, no Brasil, somente a rede Dia% opera em sistema de franquia.
(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM