A Riachuelo, rede de moda, deve investir cerca de R$ 2,5 bilhões nos próximos cinco anos, segundo o presidente da companhia, Flávio Rocha. O montante, diz, equivale a todo investimento feito pela empresa em seus 70 anos de história.
“Isso mostra a confiança que temos no País, porque os pessimistas estão olhando o curto prazo, mas não dá para ser pessimista no Brasil quando você olha para o longo prazo”, disse o executivo à NOVAREJO, durante evento sobre o setor que ocorreu nesta semana. Somente neste ano, a companhia deve colocar R$ 520 milhões no negócio.
Os recursos devem reforçar o modelo tradicional da marca, que concentra 90% do faturamento da rede, e também ampliar o modelo mais enxuto, o Riachuelo Mulher – que entra em shoppings sem espaços vagos para âncoras.
Em 2014, a receita líquida do Grupo Guararapes, controlador da Riachuelo, subiu 16,2% em relação a 2013, chegando a R$ 4,7 bilhões. O resultado foi justamente alavancado pela expansão orgânica da rede de lojas, uma vez que, desconsiderando as novas lojas, o crescimento foi de apenas 1,4%.
Mesmo em um cenário controverso, Rocha não acredita em desaceleração. “O pessimismo diz respeito a uma média, mas quando você olha dentro do varejo, há empresas de alta produtividade, tecnologicamente bem equipadas, empresas competitivas, que estão crescendo a dois dígitos”, afirma. “Não estamos olhando a crise imediata, temos um comprometimento de olhar a longo prazo”, completa.
(Por NoVarejo – Escrito por Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM