Clientes das lojas de conveniência usam mais outros serviços oferecidos, o que eleva o faturamento dos postos de combustíveis, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria CVA Solutions. A pesquisa ouviu 5.234 usuários de postos, dos quais 48,2% utilizam lojas de conveniência. De acordo com a pesquisa, as lojas são o terceiro serviço mais procurado num posto, ficando atrás somente do abastecimento do veículo e calibragem dos pneus.

O levantamento também mostra que os frequentadores das lojas usam outros serviços do posto: 50,7% dos frequentadores das lojas lavam o carro no posto, por exemplo, ante 33% dos que não frequentam. O sócio-diretor da CVA, Sandro Cimatti, afirma “em geral, quem frequenta as lojas de conveniência avalia melhor o posto como um todo”.

O segmento fatura cerca de R$ 6 bilhões ao ano, segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) e algumas distribuidoras calculam aumento de até 20% nas vendas de combustíveis quando instalam uma loja.

Por conta desse potencial de aumento de receitas, as grandes marcas do setor pretendem expandir seus negócios de conveniência. A Petrobras Distribuidora fechou 2014 com 1.074 unidades BR Mania e pretende ampliar o número de lojas em 15% ao ano. Já a Raízen, que tem cerca de mil lojas Select no país, tem planos de crescer 80% em até quatro anos. A rede Ipiranga, por sua vez, possui cerca de 1.650 lojas AM/PM em 24% de seus postos no Brasil.

(Por NoVarejo – Escrito por  Mariane Rocigno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM