A fabricante de medicamentos Pfizer disse que iria comprar a Hospira por cerca de 15 bilhões de dólares para impulsionar seu portfólio de drogas injetáveis genéricas e biossimilares, ou cópias de medicamentos biotecnológicos.

A Pfizer ofereceu 90 dólares por ação em dinheiro, um prêmio de 39 por cento sobre o preço de fechamento da Hospira na quarta-feira.

Para a Pfizer, este é o maior negócio desde que falhou na tentativa de comprar a AstraZeneca, que rebateu sua proposta de 118 bilhões de dólares no ano passado mas permaneceu sujeita a uma especulação de compra.

A Pfizer disse que o recente movimento mostrou seu compromisso para implantar capital e entregar crescimento de receitas e lucro por ação no curto prazo.

A expectativa é que o negócio adicione de 0,10 a 0,12 dólar por ação ao lucro da Pfizer no primeiro ano completo após a conclusão do acordo, disse a empresa.

As fabricantes de medicamentos estão correndo para desenvolver biossimilares, que tipicamente custam 20 a 30 por cento menos do que o original.

O negócio requer aprovações regulatórias e de acionistas.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM