O setor de franchising cresceu 7,7% em 2014, se comparado ao ano anterior, confirmando a projeção que havia sido realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento dos 12 meses totalizou R$ 127 bilhões. Até dezembro, eram 2.942 redes operando nesse sistema no Brasil, número 8,8% maior do que o registrado ao fim de 2013, quando havia 2.703 marcas em atuação no país. As unidades franqueadas somavam 125.378, 9,6% a mais do que no ano anterior.

Os resultados da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising revelaram um bom crescimento do setor entre outubro e dezembro, diante da desaceleração da economia observada em 2014.  A receita do sistema de franquias no período aumentou 12,8% em relação ao trimestre anterior, subindo de R$ 32,3 trilhões para R$ 36,4 trilhões. Quando comparado ao mesmo período de 2013, o crescimento no último trimestre do ano passado foi de 4,9%.

Para comparação com outros setores, de acordo com projeções da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o varejo deve crescer 2,6% em 2014 e 3% este ano. Para a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a previsão é de que as vendas no ano passado registrem aumento de 8,3%. Já os dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicam que em 2014 haverá retração do setor industrial de 1,5%, com crescimento de 1% em 2015.

A ABF prevê a manutenção do crescimento em 2015. A estimativa é de que a alta no faturamento do setor este ano fique entre 7,5% e 9,0%. Já o número de marcas deve aumentar 8% e o de novas unidades, entre 9% e 10%.

(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM