A alta é referente a 2010, quando foram vendidos US$ 37,4 bilhões em produtos, no Brasil, quase US$ 9 bilhões acima do ano anterior, revela pesquisa da Euromonitor International. O País registrou a maior taxa de crescimento no mundo, alta de 30% em relação a 2009, e a soma de cerca de US$ 9 bilhões é a maior entre os cinco países líderes em vendas.
Para Irina Barbalova, chefe de análise desse segmento da Euromonitor, “a forte performance de vendas nos produtos para a massa tem sustentando os resultados no mundo. Dados da Kantar Wordpanel sobre a indústria no País reforçam essa constatação. Pesquisa da consultoria mostra que a classe C, com mais de 100 milhões de consumidores no Brasil, tem puxado a expansão do mercado. É um crescimento em todas as classes, mas em especial na camada emergente da população, que passou a integrar novos produtos na cesta de itens de consumo frequente.
De janeiro a março de 2011, a classe C registrou um aumento no valor comprado de 22% na cesta de itens de beleza e higiene pessoal, segundo a Kantar. Na classe A, a alta foi de 17%. A expansão consistente no rendimento das famílias brasileiras e o aumento da concorrência entre marcas (que tende a ampliar a oferta e limitar reajustes de preços) ajudam a explicar esse aumento na demanda do segmento.
Para empresários do setor, a busca do consumidor por produtos que tragam sensação de bem-estar também tem peso nesse desempenho. Em seminário que deve acontecer em julho sobre o setor, a Euromonitor vai informar que os mercados emergentes estão liderando a expansão no mundo.
Se no Brasil a expansão foi de 30% em 2010, na China a alta nas vendas foi menor (10,8%). É um índice muito superior ao crescimento do mercado no mundo, que registrou alta de 5% nas vendas em 2010.”A América Latina deve superar a América do Norte em termos de tamanho e se tornar o terceiro maior mercado regional em 2015″, informa material da Euromonitor a ser discutido no seminário em julho.
Caso seja mantido o ritmo de crescimento previsto para os próximos anos no Brasil, o país deve superar o Japão no ranking mundial em 2013, informa a Euromonitor. O país terminou o ano de 2010 na terceira colocação no ranking, enquanto o Japão está no segundo lugar. Os Estados Unidos ocupam a primeira colocação, com vendas no varejo de US$ 59,7 bilhões no ano passado (alta de 1,5% sobre 2009).
(Por Valor Econômico)