Para atrair mais clientes e vencer a concorrência, uma das estratégias do comércio varejista é apostar na vitrine. Ela precisa passar a identidade da marca, além de despertar o desejo de compra dos produtos comercializados.

Para chamar atenção do consumidor de maneira eficiente é necessário criatividade, planejamento e se adequar ao público da loja. A apresentação da vitrine pode seguir algumas técnicas simples e que trazem bons resultados. Veja abaixo algumas dicas para torná-las mais atraentes:

1) Público-alvo

A vitrine precisa ser montada de acordo com o tipo de consumidor que se deseja atrair. Analisar o público do comércio é importante para expor os produtos que interessam aos clientes. Se o segmento é de moda jovem, por exemplo, o ideal é usar aspectos que demonstrem dinamismo e ousadia.

2) Preços

A vitrine é a chance que um empreendedor tem de se diferenciar dos demais e atrair o cliente para dentro do seu ponto de venda. Para o público de classe C e D, o importante é destacar o preço do produto. Se o comércio for para público classe A, o preço tem função secundária.

3) Escolha dos Produtos

Na hora de selecionar os produtos para expor na vitrine, escolha as peças que sejam atraentes e motivem as compras. Para acertar na escolha, observe os produtos que são mais vendidos e que indiquem o posicionamento da loja.

4) Atualização dos Produtos

Os consumidores estão sempre em busca de novidades. Se uma vitrine permanece a mesma durante muito tempo, a tendência é que os clientes se cansem dela. E quanto mais vezes você trocar os produtos expostos na vitrine, mais peças serão divulgadas. O ideal é que as peças sejam trocadas semanalmente, para não tornar a vitrine desinteressante.

5) Datas Comerciais

Aproveite as principais datas do varejo como Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Natal para criar decorações temáticas para a sua vitrine. Nessas datas, é importante expor as promoções e descontos.

*Lucas Izoton é presidente da marca de moda jovem Cobra D’agua e autor de livros sobre estratégias de negócio para varejistas

(Por NoVarejo – Escrito por  Rômulo Madureira) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM