A Cia Hering relança a marca DZARM. nesta segunda-feira (19) buscando se consolidar como gestora multimarcas e repetir um esforço que surtiu efeito com a Hering Kids, que passou nos últimos anos a responder por fatia maior das suas vendas gerais.

A marca de moda jovem, presente em 3.500 pontos de venda no país, perdeu participação no faturamento bruto da Cia Hering nos últimos anos, e teve a sua única loja própria fechada em setembro do ano passado, em meio a um processo de reposicionamento.

A participação da DZARM. nas vendas totais caiu de 7,1% no terceiro trimestre de 2009 para 5,3% no mesmo período de 2014, enquanto a Hering Kids viu sua participação subir de 7,6% para 11,8% na mesma comparação.

Segundo o diretor das marcas Hering Kids, PUC e DZARM., Edson Amaro, a diferença é explicada pelo fato de a Hering Kids ter passado a contar, nesse meio tempo, com rede de franquias, reforçando sua presença em shoppings e em várias capitais brasileiras.

“Na DZARM. esse movimento não aconteceu. É um plano que a gente vinha estruturando e é o que estamos entregando agora”, afirmou.

De janeiro a setembro do ano passado, as vendas brutas da DZARM. no país caíram 4,1% sobre um ano antes, para cerca de R$ 74 milhões. O declínio superou o recuo geral de 1,1% da Cia Hering na mesma base de comparação, contrastando com o crescimento de 8,4% da Hering Kids no período.

Amaro afirmou que o projeto da nova loja da DZARM. está em fase de finalização, e que a companhia está analisando em qual shopping ela será instalada. Sem dar mais detalhes, o executivo se limitou a informar que a marca contará com um modelo de lojas próprias a partir deste ano.

Entre as novidades da nova DZARM. está um mix de produtos 40%, além da incorporação de novas categorias, como alfaiataria e acessórios.

A Cia Hering, que coloca a DZARM. no mesmo posicionamento da espanhola Zara e acima da Youcom, marca jovem da Lojas Renner, também optou por voltar a marca exclusivamente para o público feminino.

“Quando a gente olha faturamento, DZARM. já é marca bastante relevante. Mas ela tem condição (atual) de presença muito forte no interior do Brasil e de pouca presença nos shopping centers”, afirmou Amaro, observando que a Cia Hering busca, com o novo plano, mudar esse equilíbrio.

“Entendemos que esse trabalho que a gente está fazendo é realmente de fortalecer nossa característica como gestora multimarcas, para que cada uma das marcas seja tratada de acordo com o potencial que ela tem”, completou o executivo.

A aposta acontece em um momento em que a Hering Store, principal bandeira da companhia, amarga queda persistente nas vendas pelo conceito mesmas lojas, que contempla os pontos abertos há mais de um ano. Nos nove meses de 2014 até setembro, o recuo foi de 7%, contra crescimento de 7,8% da Renner e de 1,6% da Riachuelo.

(Por G1) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM