Nesse Natal, o Papai Noel terá menos trabalho pela frente.
Segundo um novo estudo da consultoria Hello Research, os consumidores pretendem comprar menos nesse fim de ano, se comparado com o ano passado. A intenção de compra caiu 9%.
O estudo “Expectativa de consumo para o Natal de 2014” foi feito em todo o Brasil, ao vivo, em 70 cidades.
Apesar da economia já não andar bem das pernas há anos, apenas agora isso irá se refletir em um consumo natalino mais contido.
Em 2013, 82% dos brasileiros pretendiam comprar ao menos um presente de fim de ano. Em 2014, apenas 73% disseram a mesma coisa.
Os números ainda mostram que o pé no freio atingiu todas as classes, com destaque para as classes A e C.
Na classe A, a intenção de compra caiu de 94% para 84%. Na classe C, de 81% para 71%.
Gastos
O número de pessoas pensando em presentear alguém caiu, mas ainda assim 30% disseram que pretendem gastar mais que no ano passado.
Já 44% disse que irá gastar a mesma quantia.
Em média, os gastos serão de 475 reais por brasileiro. Mas 17%, a maior parcela da população, gastará entre 50 e 300 reais.
“O resultado do estudo deixa claro que os brasileiros estão atentos ao cenário econômico” afirma Davi Bertoncello, presidente da Hello Research.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM