A gigante americana Procter & Gamble anunciou nesta quinta-feira (13) que fechou um acordo com a Berkshire Hathaway, a holding do multimilionário Warren Buffett, para vender as pilhas Duracell por US$ 6,5 bilhões.

A Berkshire Hathaway comprará a Duracell entregando as ações que tem do grupo, avaliadas em US$ 4,7 bilhões.

A P&G receberá outros US$ 1,8 bilhões em efetivo, somando, então, a quantia de US$ 6,5 bilhões.

A transação, que deverá ser finalizada no segundo trimestre do ano fiscal de 2014/2015 da P&G, após a aprovação das autoridades reguladoras, irá forçar a empresa a rever as contas passadas. Contudo, o grupo já reafirmou sua previsão anual.

 

LUCROS

A maior fabricante mundial de bens de consumo disse em agosto que poderia vender cerca de metade de suas marcas de fraco crescimento nos próximos dois anos.

Contudo, a demanda pelo principal produto da Duracell, as pilhas alcalinas não-recarregáveis, têm visto decadente diante de uma explosão de vendas de dispositivos eletrônicos equipados com baterias recarregáveis no mundo todo.

 

FUTURO
A empresa Procter & Gamble deve eliminar cem de suas marcas do mercado. A companhia norte-americana, com forte atuação no Brasil e fabricante das fraldas Pampers e das escovas Oral-B, irá focar em 70 ou 80 marcas, responsáveis por 90% de sua receita anual global de US$ 83 bilhões.

A P&G não informou quais serão as próximas marcas vendidas ou extintas

(Por Folha de S.Paulo) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM