Os dados mais recentes da pesquisa conjuntural do comércio varejista (PCCV), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), apontam que o varejo do estado de São Paulo faturou 4,8 bilhões de reais a menos em agosto na comparação com o mesmo período de 2013.

Segundo o levantamento, a queda no período foi de 9,9%, com receita total atingindo 43,2 bilhões de reais.

O segmento do varejo ligado a bens duráveis foi o que mais impactou o setor de maneira geral. Lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos apresentaram queda no faturamento de 33,9%. Já as concessionárias de carros registraram receita 25,7% menor no período.

A grande surpresa do período foi o resultado negativo apresentado pelos supermercados, que após quatro meses consecutivos de crescimento, registraram queda de 1% nas vendas de agosto.

Das dez atividades ligadas ao varejo, apenas duas conseguiram apresentar alta na receita no período: farmácias e perfumarias, que cresceram 4,1% e lojas de departamentos, com alta de 4,5%.

Para a Fecomercio, o processo de contenção do movimento varejista é resultado de variáveis como renda, emprego, inflação e crédito. Veja, abaixo, o desempenho das diferentes atividades do varejo:

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM