Quase nove em cada dez paulistanos já esperam ficar sem água por longos períodos nos próximos meses. Segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha, é a primeira vez que mais da metade da população de São Paulo enfrenta falta de água pelo menos uma vez no último mês.

Nesta semana, o nível de armazenamento do Sistema Cantareira bateu mais um recorde negativo, com apenas 3,2%, fazendo com que a Sabesp ampliasse o bônus na conta de água para os consumidores que economizassem ainda mais nos próximos meses.

Se a situação da água é péssima, para algumas franquias pode ser o momento de oportunidade. É o caso da rede de lavanderias 5àsec. Segundo Sérgio de Souza Carvalho Jr., diretor de marketing, TI e SAC da companhia, o faturamento das unidades em algumas regiões de São Paulo já cresceu até 18%. “As lojas das zonas sul e norte, principalmente, estão evidenciando isso”, diz Carvalho.

Para economizar água em casa, mais gente está escolhendo levar as roupas para lavar na lavanderia. “A gente percebeu uma mudança cultural também sobre o tipo de roupa que as pessoas estão trazendo. Muitas empresas liberaram os funcionários de trabalhar com roupa social e a gente percebeu aumento de peças do dia a dia, como calça jeans, camiseta e roupas de criança”, explica o executivo.

Com a economia na conta de água, os consumidores acabam gastando um pouco mais para recorrer ao serviço das franquias. Segundo Carvalho, a rede também está incentivando as franquias a economizaram, dando preferência para a lavagem a seco, feita apenas com produtos químicos, sem água.

Para o consumidor, o preço do serviço é padronizado por peças e não por tipo de lavagem. “As nossas máquinas economizam 80 litros de água por lavagem na comparação com o equipamento doméstico. Se você gasta 180 litros de água para lavar em casa, a gente gasta 100 litros. Quando fazemos a limpeza das peças no sistema a seco não utilizamos água e há uma economia ainda maior do recurso”, diz.

Outra rede que identificou uma oportunidade na seca foi a DryWash, de lavagem de carros. A empresa investiu 2 milhões de reais para tornar a lavagem a seco mais acessível e antecipou planos de ir para o varejo, previstos só para o próximo ano.

“A gente tem sentido um aumento significativo na procura de novos empreendedores para montar franquia ou operações independentes. Isso tem aumentado muito desde o início do ano, mas deu um salto nos últimos dois meses”, conta Lito Rodriguez, sócio fundador da DryWash.

Desde 2011, a empresa trabalha com uma estratégia multicanais, levando os produtos para lavagem direto ao consumidor. “A gente antecipou alguns investimentos de 2015. Não estávamos programando ir para o grande varejo, mas antecipamos e fechamos uma parceria com o Walmart para disponibilizar os produtos nos próximos 15 ou 20 dias”, diz Rodriguez.

Para consolidar o projeto e aproveitar a demanda que pode aumentar nos próximos meses, a rede investiu 250 mil reais nesta iniciativa.

O sistema usado pela empresa é considerado pioneiro no mercado e economiza até 300 litros de água por carro lavado. A empresa projeta um crescimento de 30% no faturamento neste ano, mas não divulga os valores em reais.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM