Foi realizado hoje, 11, o 3º debate promovido pela Abrasce e a ESPM sobre ‘Os desafios do Marketing para Shopping Centers’, que reuniu mais de cem profissionais do segmento para a troca de ideias que envolvem o tema. Comandado pelo sócio-diretor da Brandworks, Luiz Marinho, o debate contou com a presença do superintendente do Shopping Vila Olímpia, Rogério Miola; da gerente de marketing do Grupo Sonae Sierra, Laureane Cavalcanti; e do diretor de novos negócios da AD Shopping, Tonny Bonna. Na ocasião, também foi anunciado o Curso de Marketing para Shopping Centers, da parceria entre a associação e a universidade, que terá início no próximo dia 30.

A superintendente de operações da Abrasce, Adriana Colloca, deu as boas vindas aos participantes do evento. Propondo uma reflexão a respeito de quais direções o setor do shopping center segue atualmente, Luiz Marinho ressaltou a necessidade da conexão emocional entre os malls e seus consumidores e a humanização dos empreendimentos, criando um vínculo entre empresa e frequentador. Além disso, Marinho destacou a importância de inovações no segmento, frente ao desenvolvimento do e-commerce, que em 2010 cresceu mais de 40% e, hoje, já é responsável por 3% das vendas feitas no varejo.

‘Hoje, os shoppings podem ser considerados as redes sociais offline, e é preciso oferecer novas experiências e momentos de lazer para o consumidor, que busca nos malls um lugar que proporcione a oportunidade de fazer mais que apenas compras’, comentou ele, dando início ao debate.

Temas como serviços e atendimento, promoções em datas comemorativas, o uso de mídias sociais e o treinamento de funcionários estiveram entre as pautas de maior enfoque do evento, que também discutiu questões levantadas pelos participantes.

‘Estudar o consumidor é o mais importante para o marketing de um empreendimento e as mídias sociais são uma ótima ferramenta para isso, já que dão a oportunidade de falar diretamente com o consumidor e saber o que ele pensa’, comentou Tonny Bonna, acrescentando a importância de os malls terem um profissional, experiente e qualificado, focado exclusivamente no gerenciamento dessas redes, com autonomia para responder às necessidades dos internautas em tempo real, sem deixar de ter um acompanhamento por parte da gerência geral.

‘Treinar os funcionários de seu shopping é de extrema importância para a fidelização dos clientes, já que são eles que representam o mall junto aos frequentadores. É necessário investir em pessoas, além de ações de divulgação, pois, é isso que acaba conquistando o consumidor’, destacou Rogério Miola.

Ainda em relação aos investimentos feitos na publicidade, Laureane Cavalcanti ressaltou a necessidade de o mercado assumir riscos. ‘Todos sofrem pressão por resultados, no entanto, isso não pode fazer com que o modelo das ações praticadas nos malls permaneça o mesmo. As promoções, já comuns aos empreendimentos, não vão acabar, mas é preciso que o setor traga inovações para o mercado. E a única maneira de fazer isso é dando corpo a novas ideias e se posicionando junto aos lojistas’, destacou.