A Restoque, dona das marcas como Le Lis Blanc, John John, Rosa Chá e Bo.Bô, anunciou hoje (02) a aprovação pelo Conselho de Admnistração da marca da incorporação de 100% das ações da Dudalina, rede de camisaria.
A receita líquida combinada das duas companhias seria de R$ 1,149 bilhões em 2013 e R$ 573 milhões no 1º semestre de 2014.
A estratégia, segundo a empresa, está alinhada ao projeto de crescimento e ganho de escala da Restoque. E traZ ganhos tanto na eficiência do supply chain como na gestão das despesas gerais e administrativas, aumenta a diversificação de canais de venda e acelera o processo de desalavancagem da Companhia.
Outras oportunidades listadas pela empresa são: potencial melhora de custos e redução de lead-time de produção, por meio do uso da capacidade de produção das cinco plantas de fabricação da Dudalina atualmente em operação; aceleração do crescimento de vendas das marcas da Restoque no canal de atacado da Dudalina; apoio para o crescimento do canal de varejo da Dudalina, se beneficiando da estrutura e ferramentas de gestão de varejo da Restoque; ganho de escala em despesas administrativas e de marketing.
Contudo, a companhia afirmou que a transação não altera os planos de expansão das marcas de ambas as companhias, principalmente o plano de expansão da Rosa Chá.
A Restoque disse ainda que a marca Dudalina é complementar às atuais marcas da comapanhia – o que permite uma diversificação no perfil de clientes, com um preço médio alinhado com o atual preço médio da Restoque e margens semelhantes.
Isso também em relação aos canais de venda. O canal de venda no atacado para lojas multimarcas representa 68% das vendas da Dudalina e 9% na Restoque e as lojas próprias representam aproximadamente 26% das vendas da Dudalina e 89% das vendas da Restoque.
A Dudalina tem 36 lojas franqueadas, enquanto a Restoque não tem lojas franqueadas. Juntas, as redes possuíam um total de 308 lojas em Junho e devem atingir 338 até o final de 2014.
Com a incorporação concluída, a Restoque passará a ser titular das ações de emissão da Dudalina e os atuais acionistas da rede de camisas, entre eles os fundos Warburg Pincus e Advent International, receberão ações da Restoque e deterão, após a emissão, 50% do capital da Restoque.
(Por No Varejo – Escrito por Camila Mendonça) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM