A sueca Electrolux informou nesta segunda-feira (08.09) que vai adquirir o negócio de aparelhos da General Eslectric por 3,3 bilhões de dólares em dinheiro para dobrar as vendas na América do Norte e enfrentar a rival Whirpool, na maior aquisição de sua história.A Electrolux comunicou em agosto que estava negociando a  comnpra da unidade para tirar proveito de um mercado no qual tem pouca escala e que está crescendo mais rápido que o Europeu.

“Os aparelhos premium e de alta qualidade da GE complementam nossas próprias marcas e irão elevar nossa presença na América do Norte. A aquisição, que é a maior de nossa história, fortalece nosso compromisso com o negócio de aparelhos e também dá escala e oportunidade apra que a Electrolux acelere seus investimentos em inovação e crescimento global”, disse o presidente-executivo da Electrolux, Keith McLoughlin, em comunicado.

A Electrolux, que tem marcas como Frigidaire, AEG e Zanussi, assim como seu próprio nome, já é a segunda maior fabricante de aparelhos domésticos, atrás da Whirpool, mas tem posição de mercado mais forte na Europa.

Em 2013, a Europa ocidental correspondia a 28% das vendas do grupo, enquanto a América do Norte representava 32%. O crescimento orgânico na América do Norte foi de 7%, enquanto, na Europa, foi de 0,4%.

(Por Eletrolar.com) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM