É o que aponta levantamento realizado pela Kantar Worldpanel. O estudo que comparou o mês de junho de jogos com o mesmo período do ano passado identificou que o consumo registrou uma retração em 1,6% em volume, mas cresceu 10,9% em valor. Ou seja, o brasileiro gastou mais e comprou menos.
A pesquisa mostra que as categorias que mais se destacaram no período foram as ligadas ao churrasco, como a cerveja, que cresceu 6% em volume e registrou uma variação do tíquete médio de 18,8%, o hambúrguer, com crescimento de 9% em volume e 19% em variação de valor e a linguiça, que aumentou 6% em volume e 20% no gasto médio.
O pão industrializado também foi muito consumido nesse período, com um crescimento em volume de 8% e de variação no tíquete médio de 20%. Já o ketchup registrou o maior crescimento em volume de todas as categorias avaliadas, com 17% e 11% na média do valor gasto. A maionese, que é o principal acompanhamento do churrasco, cresceu 13% em volume e teve 10% de variação no valor.
Já o creme de leite e o sorvete registraram +15% em volume de compras no período dos jogos, em comparação com 2013. Porém, o sorvete marcou 21% de crescimento na variação do tíquete médio, contra 16% do creme de leite.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM