Foi o que a Kantar Worldpanel identificou em seu último levantamento sobre os hábitos dos consumidores brasileiros. Segundo o estudo, em função do orçamento familiar mais apertado 61% dos consumidores comparam preços antes de finalizar uma compra, e 74% consideram as promoções “muito importantes” na hora de comprar.
A experimentação também tem grande valor para o consumidor. Segundo a pesquisa, 42% buscam por produtos novos quando estão no ponto de venda e 44% reclamam por não conseguirem experimentar o produto antes de comprar. Além disso, 66% gostam de receber conselhos sobre benefícios e uso dos produtos antes de comprá-los.
A Kantar afirma que há “uma grande mudança no comportamento do consumidor, que hoje prima pela racionalização entre tempo e dinheiro, busca por promoções e quer melhor atendimento durante as compras”.
O menor tempo disponível para as compras no dia das pessoas tem grande importância nessa mudança, para a autora da pesquisa. Devido a esse fator, o consumidor reduziu suas idas ao ponto de venda em 2013, resultando no aumento das compras de despensa e reposição. Em 2009, 67% das pessoas realizavam a compra do mês, e, em 2013, o número passou para 72%.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM