Estudo do Zoom e Consumoteca revela que ter uma boa experiência de compra na loja online, confiar na entrega do produto e preço são os fatores mais importantes para os e-consumidores. Na edição anterior da pesquisa, a preocupação com o valor do produto aparecia como último critério dos internautas.
Dos entrevistados, 37% priorizam as lojas que já proporcionaram uma boa experiência, 33% estão mais preocupados com a confiança na entrega e 32% buscam pelo melhor preço. Na edição do ano passado (2013), preço aparecia em último lugar, representado por apenas 19%, como critério para decisão da compra online.
O estudo revela ainda que 62% dos entrevistados possuem smartphones e/ou tablets e desses 62% usam esses aparelhos para pesquisar preços ou comprar produtos. Apesar do crescimento da adesão a dispositivo móveis, apenas 31% finalizam a compra pelo aparelho. A maioria das pessoas (45%) compra usando PCs, 22% apenas pesquisam preços e 2% preferem ir à loja física para comprar o item pesquisado. Segundo a pesquisa, 39% preferem comprar por sites ao invés de aplicativos por serem mais fáceis e simples de navegar e 60% acham que os sites fornecem mais informações sobre o produto. Em contrapartida, 48% das pessoas preferem os aplicativos para suas compras online por esses apresentarem menos publicidade que os sites.
Outras informações levantadas na pesquisa são o aumento da adesão do público masculino às compras online, predominância da classe B (representada por 53%), concentração da maior parte dos e-consumidores na região Sudeste (56%).
(Por Supermercado Moderno)