É o que aponta um relatório da empresa global de inteligência de mídia Mintel, sobre as vendas realizadas pela internet no mercado brasileiro. O valor do segmento saltou de R$ 14,8 bilhões, em 2008, para R$ 51 bilhões em 2013, um aumento de quase 250% em cinco anos.
O estudo também revela que 67% dos consumidores brasileiros não compraram nenhum produto online nos últimos 12 meses e 9% adquiriram somente um item via internet no mesmo período de tempo, demonstrando um baixo índice de saturação e forte potencial do setor. “O crescimento do e-commerce ainda pode ser sustentado por muitos anos, talvez até por décadas”, afirma Victor Fraga, analista sênior de varejo da Mintel.
O comércio eletrônico de alimentos e bebidas ainda engatinha. Apenas 3% dos consumidores pesquisados pela Mintel afirmam que compraram esses produtos pela internet nos últimos 12 meses. No setor de hotéis e passagens de viagem, o percentual é de 14%. E, no de itens eletroeletrônicos, de 13%.
A pesquisa Mintel ainda prevê crescimento de 130% entre 2013 e 2018, projetando um valor de mercado que irá ultrapassar a barreira dos R$ 100 bilhões em 2017, chegando a R$ 115 bilhões no ano seguinte.

(Por Supermercado Moderno)