Começa hoje 23ª edição da ABF Franchising Expo, considerada a maior feira de franquias do mundo. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e organizada pela BTS Informa. Segundo estimativas da ABF, a expectativa é movimentar 520 milhões de reais neste ano.

No ano passado, segundo dados da ABF, o setor faturou 115 bilhões de reais, um crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior.

Para quem está de olho em um negócio para investir, a dica é pesquisar e circular muito. Ao todo, serão 480 expositores, incluindo redes de franquias e consultorias, que ocuparão os pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista.

Pela primeira vez, 44 marcas levarão seus negócios para a feira, como a Arezzo e a Companhia do Churrasco. “A nossa expectativa é das melhores. Tem um universo de 44 marcas participando pela primeira vez, algumas de renome, reforçando o movimento da indústria olhando a franquia como uma forma de criar canais exclusivos”, diz Rogério Feijó, diretor de inteligência de mercado da ABF.

Além disso, redes estrangeiras que planejam chegar ao mercado brasileiro também estarão procurando investidores. É o caso da Dunkin’Donuts, que prepara a volta ao país.

Para Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da consultoria ba}STOCKLER, as franquias de alimentação e serviços são destaques no evento. “As franquias de serviço têm despontado pela rentabilidade e as de alimentação, porque os gastos com alimentação fora de casa só crescem”, diz Stockler.

Quem pensa em virar franqueado deve ter atenção aos materiais apresentados e ir para o evento com um planejamento básico, separando algumas redes que gostaria de conhecer melhor e conversar com executivos.

Vale lembrar que, segundo a Lei de Franquias, é preciso analisar a Circular de Oferta de Franquias por pelo menos dez dias antes de assinar o contrato de investimento.

O evento acontece entre 4 e 7 de junho, das 13 às 21 horas, com horário especial no sábado, das 11h30 às 18h30. O ingresso válido para todos os dias custa 60 reais. O Expo Center Norte fica na Rua José Bernardo Pinto, 333, na Vila Guilherme, zona norte da capital.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM