Os comerciantes paulistanos estão pessimistas com o Dia das Mães neste ano e estimam uma queda de 6% nas vendas para a data, na comparação com 2013.
A constatação foi feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em uma pesquisa com empresários da capital paulista.
Para a assessoria econômica da FecomercioSP, esse cenário é reflexo da queda de confiança de empresários sobre a economia brasileira.
“Também evidencia que a inflação em níveis elevados e o baixo crescimento econômico começam a assustar os consumidores”, afirmaram, em nota.
Além do pessimismo em relação às vendas, o levantamento apurou que caiu de 16% para 8% o número de empresários que contrataram funcionários temporários para a data. Também houve piora na perspectiva de efetivação dos funcionários temporários, de 83% para 63%.
Diante de um cenário de incertezas, a pesquisa mostrou que 38% dos comerciantes pretendem realizar algum tipo de promoção para tentar aumentar as vendas.
Do total de entrevistados, só 19% farão ações publicitárias para o Dia das Mães. No ano passado, a fatia de empresários interessados em investir em anúncios era de 31%.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM