O site de comércio eletrônico eBay está inaugurando, nesta semana, a versão em português de seu site, voltada para o público brasileiro. A empresa também lançou versões em português de seus apps para Android, iPhone e iPad.
O site, um dos pesos-pesados do comércio eletrônico global, oferece 250 milhões de itens de vendedores localizados em dezenas de países. “Nossa expectativa no Brasil é alta. Vamos continuar investindo no país”, disse a EXAME.com Wendy Jones, vice-presidente de expansão global do eBay.
Ela diz que, no momento, o objetivo do eBay não é convencer os brasileiros a vender produtos no site, embora eles possam fazer isso. Por enquanto, a ideia é atender ao crescente público brasileiro que faz compras no eBay. A busca de vendedores fica para depois.
A empresa implementou um sistema de tradução que apresenta, em português, descrições de produtos originalmente publicadas em outros idiomas. O sistema de buscas também foi modificado para permitir pesquisas em português.
O eBay já havia lançado, no ano passado, uma versão do app eBay Moda voltada ao mercado brasileiro. “Moda é a categoria de produtos que os brasileiros mais compram, seguida de perto pelos aparelhos eletrônicos”, diz Wendy.
A experiência com esse app foi bem sucedida. “Conquistamos meio milhão de novos clientes no Brasil no ano passado. E eles compravam no site em inglês, sem muita facilidade”, diz Wendy. A empresa fechou 2013 com cerca de um milhão de clientes no país.
Para atrair mais consumidores, o eBay vem procurando maneiras de tornar mais fáceis as compras internacionais. Há cerca de um ano, a empresa criou um serviço de remessa internacional de mercadorias.
Ele permite que vendedores americanos entreguem os produtos ao eBay, que se encarrega de enviá-los aos compradores. Nesse caso, o comprador paga tanto o frete como o imposto de importação ao fazer a compra.
Depois, basta esperar a chegada da encomenda. A empresa contratada pelo eBay para fazer a entrega se encarrega do desembaraço alfandegário.
“Nosso objetivo era fazer com que uma transação internacional ficasse parecida com uma compra no próprio país”, afirma Wendy. “Também estamos interagindo com os Correios para agilizar as entregas no Brasil.”
O eBay não tem escritório no Brasil. A operação é centralizada nos Estados Unidos. Mas o PayPal, a empresa de pagamentos que pertence ao eBay, tem um escritório em São Paulo. O serviço de pagamentos já tem 2,8 milhões de clientes brasileiros.
Globalmente, o eBay tem 140 milhões de contas ativas; e, o PayPal, 143 milhões. Em 2013, o site movimentou 205 bilhões de dólares.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM