A Bayer acertou a compra da unidade de consumo da Merck & Co. por US$ 14,2 bilhões, consolidando sua posição próxima do tipo do mercado de produtos de saúde de balcão.

Ambas empresas vão colaborar para o desenvolvimento e distribuir uma série de medicamentos, disseram em nota. A Merck vai pagar à Bayer US$ 1 bilhão pela parceria, com possíveis pagamentos adicionais se as metas de vendas forem alcançadas.

O acordo é o segundo maior na história da Bayer.

A compra da unidade da Merck acrescenta o anti-histamínico Claritin e o bloqueador solar Coppertone ao portfólio da Bayer, ancorado na icônica aspirina.

A Bayer, com sede em Leverkusen, na Alemanha, teve 3,9 bilhões de euros em vendas de medicamentos de balcão no ano passado, respondendo por 9,7% da receita do conglomerado de medicamentos e produtos químicos.

(Bloomberg News)

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM