Após avançar 0,5% entre janeiro e fevereiro, o ICF (índice de Intenção de Consumo das Famílias) na cidade de São Paulo caiu 2%, ao atingir os 122,9 pontos em março. No comparativo anual, com março do ano passado, o recuo do indicador da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) foi ainda mais significativo, ao constatar uma variação de -5,2%.

Entre as justificativas para a redução do interesse de compras pelos consumidores está o término do período de promoções de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis no começo do ano. Outra razão importante seria, de acordo com a área econômica da entidade, a permanência da inflação em níveis elevados, comprometendo o orçamento das famílias para novas aquisições de produtos e contratação de serviços.

Para os próximos meses, a expectativa da Federação – diante de um cenário complicado devido à pressão de preços e de juros em alta – é ter um ICF negativo, com aproximação da menor pontuação histórica, de 120,3 pontos, registrada em agosto de 2009.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab