A Ambev inaugurou oficialmente nesta terça-feira (11), em Itapissuma, a maior unidade da empresa nas regiões Norte e Nordeste. A nova fábrica, situada na BR-101 Norte, celebra o aniversário de 85 anos do grupo em Pernambuco e tem capacidade para gerar 800 milhões de litros das principais marcas de cerveja e refrigerante do grupo. A filial de Itapissuma é considerada uma das mais modernas do Brasil e recebeu um investimento que chegou a R$ 725 milhões e gera hoje mais de mil empregos.
“Tínhamos centros de Distribuição na Região desde 1929 e, em 2010, quando fui pleitear com o grupo a vinda de uma unidade fabril para Pernambuco e fora de Suape, o projeto era tímido. Seria um investimento de R$ 200 milhões para gerar 200 empregos. Mas Pernambuco respondeu bem e o projeto cresceu”, comentou o governador Eduardo Campos durante a cerimônia de inauguração.
O co-presidente do conselho de administração da Ambev, Victório De Marchi, reforçou a responsabilidade da unidade pernambucana no processo. “São 44 unidades fabris no Brasil e a de Pernambuco é tranquilamente umas das três mais modernas. A localização do estado favorece a logística e nos permite avançar em projetos”, pontuou. A produção possui nove linhas de produtos e abastece seis mercados: Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará.
A solenidade de inauguração teve presença de várias autoridades políticas, além dos executivos da Ambev. O governador Eduardo Campos foi acompanhado do secretário da Fazenda e pré-candidato ao governo do estado, Paulo Câmara; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Steffanni Monteiro, o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho e do prefeiro de Itapissuma, Cal Volia.
Com o início desta operação, o grupo optou pela transferência da operação do Cabo de Santo Agostinho para o local. Além desta fábrica, a companhia possui em Pernambuco dois centros de distribuição direta (um em Olinda e outro em Caruaru) e três revendas.
[Fonte: Diário do Pernambuco]
Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab