A carioca Ana Luiza McLaren, de 31 anos, mostrou desde cedo talento para vendas. No primeiro ano do curso de publicidade, ela era uma das maiores vendedoras dos cosméticos Contém 1g na cidade do Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, Ana passou a exercitar essa vocação selecionando objetos usados para ser vendidos em sua loja online Enjoei, fundada em 2010 com o marido, Tiê Lima, de 33 anos. O que antes era apenas um blog bonitinho de Ana virou um portal de compra e venda de roupas, acessórios, aparelhos eletrônicos e outros itens de segunda mão com mais de 100.000 vendedores.

No ano passado, a empresa faturou 15 milhões de reais, cinco vezes mais do que em 2012. “Ajudamos a dar vida nova às roupas sem uso esquecidas no armário”, diz Ana Luiza.

Vestidos, calças e blusas são os itens mais comuns. Vez ou outra há ofertas inusitadas. Já apareceram um Fusca vermelho 1983 e um gatinho malhado — de verdade — encontrado na rua (o valor de venda, 4 reais, era simbólico). A empresa cobra comissão de 20%.

“Prefiro pagar a não receber nada caso fosse dar para os parentes”, diz Bianca Moura Franco, de 20 anos, universitária de São Paulo que já vendeu três pares de sapato no site.

Ana Luiza e Lima se conheceram em 2003. Eles eram funcionários da loja virtual Shop­time e, na época, Ana redigia a descrição das mercadorias. O namoro começou em 2007, quando os dois foram trabalhar na área de negócios online do Grupo Abril (que publica Exame PME).

“Decidimos morar juntos, e Tiê trouxe suas coisas para o meu apartamento”, diz Ana. “Meu armário estava cheio, e não cabia mais nada.” Ela separou várias peças, jogou-as no sofá e falou: “Vou vender tudo. Veja se o endereço enjoei.com.br está disponível”.

Era o início de um blog que vendia peças usadas de Ana e das amigas. “Logo passei a receber uns 700 pedidos por dia e não conseguia colocar tudo no blog”, diz Ana. O blog se transformou em uma loja online de verdade, e o casal foi se dedicar exclusivamente ao negócio.

[Fonte:Exame]

 

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