Os cartões representam, em média, 28% do consumo das famílias brasileiras, segundo a Abecs. No último trimestre, porém, essa participação superou os 30% pela primeira vez na história. Na visão da associação, o avanço dos cartões está associado à contínua substituição de meios de pagamento por parte de consumidores e estabelecimentos comerciais, que cada vez mais optam por usar o instrumento eletrônico.
Também foi destacado o papel do comércio eletrônico nesse resultado. As operações na internet com cartões atingiram R$ 94,3 bilhões em 2013, crescendo 19,5% sobre o ano anterior.
Taxas de credenciamento
Segundo levantamento da Abecs, a taxa média de desconto do cartão de crédito, que é cobrada dos estabelecimentos comerciais a cada transação, reduziu de 2,96% em 2009 para 2,76% em 2013, em média. No caso do cartão de débito, houve redução de 1,60% para 1,56% no mesmo período.
Já a quantidade de máquinas de cartão chegou a 3,8 milhões de unidades em 2013, aumento de 29% em relação à registrada em 2011. O valor médio transacionado por terminal no segundo semestre de 2013 foi de R$ 19,7 mil por mês.
[Fonte: SM] Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab