O tráfego de consumidores nos shoppings é reduzido em até 25% nos dias que acontecem os “rolezinhos” –  encontro de jovens nos centros comerciais, organizados a partir de redes sociais. A estimativa foi feita na manhã de hoje pela Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop).

Segundo Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, os “rolezinhos” afetaram o faturamento das lojas e, consequentemente, as comissões dos vendedores. “Temos recebido reclamações de lojistas e de vendedores”, afirmou. A queda estimada faz parte de um levantamento informal feito com lojistas que trabalham nos shoppings afetados.

Para a Alshop, cada centro comercial tem autonomia para decidir como agir em relação aos encontros, mas a associação não aconselha os estabelecimentos a selecionar as pessoas para liberar a entrada. “Somos contra [essa prática]. A orientação que temos dado a todos os shoppings do país é que a entrada seja livre para todos”, disse.

Em caso de “rolezinhos”, Sahyoun defendeu o fechamento de portas a todos os consumidores, mesmo que isso cause prejuízo. “A intenção é garantir a segurança do local”, afirmou.

(Fonte: Valor) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios , retail lab