Terceira data mais importante do comércio, o Dia dos Namorados representa um aumento de 25% na procura por presentes no ShopBot. Segundo a e-bit, empresa especializada em informações do setor, em 2012, a data comemorativa movimentou R$ 784,5 milhões no comércio eletrônico, valor 15% maior ante 2011. A E-Consulting, uma das principais consultorias de negócios via web do Brasil, prevê que o comércio eletrônico deve movimentar R$ 43,3 bilhões até o fim de 2013, um salto de 26% em relação ao ano passado.

No dia 12 de junho, além dos namorados, casais casados há muito tempo também surpreendem seus parceiros com presentes criativos, e para economizar na hora de encontrar as novidades e otimizar tempo, muita gente recorre à Internet. O resultado é o crescimento nas buscas pelos produtos típicos, conforme aponta o comparador de preços www.shopbot.com.br. Segundo Ricardo Bove, responsável pelo site, nas aquisições feitas online é importante lembrar de comprar com antecedência, para que o prazo de entrega coincida com a data comemorativa.

Nessa época do ano, roupas, principalmente lingeries, apresentam um aumento de 40% nos preços. Na categoria de Saúde e Beleza, os produtos mais buscados são os perfumes importados, com valor médio alto, dado que mostra a disposição das pessoas em gastar o que for preciso para agradar o parceiro. A campeã de vendas todos os anos é a categoria Sex Shop, mesmo com o aumento de 90% em fantasias eróticas e produtos como cremes e estimulantes sexuais.

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, realizado em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), os brasileiros deverão gastar R$ 100, em média, com o presente no Dia dos Namorados. Como o comércio eletrônico brasileiro segue em expansão, as expectativas divulgadas pela consultoria italiana Translated apontam que o Brasil será o quarto maior e-commerce mundial em 2016, atingindo um faturamento de cerca de R$ 45 bilhões.

Atento às tendências, o objetivo do ShopBot é fazer com que o consumidor perca o hábito de desperdiçar tempo em filas e shoppings lotados e aproveite um espaço dedicado ao Dia dos Namorados, onde é possível encontrar desde os produtos tradicionais aos mais inusitados, permitindo ao cliente comparar os preços com conforto e economizando sem precisar sair de casa.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo