>Caros Leitores,

A semana foi marcada por importantes notícias, a começar pela posse do novo presidente da APAS, João Galassi, 3a.F., 31/08. A APAS que cresceu de 1.000 para 1.500 associados na gestão anterior de João Sanzovo, quer continuar crescendo e para tanto definiu 50 projetos prioritários e 18 diretorias para dar conta dos novos desafios.
Também pudemos acompanhar o surgimento de novas tecnologias que visam promover a interatividade no ponto de venda, transformando-o em ponto de relacionamento. A partir da instalação de um software em smartphones via donwload grátis, varejistas poderão identificar seus clientes assim que eles chegarem ou estiverem próximos as suas lojas.
Outra notícia importante refere-se ao esforço do segundo maior varejista mundial, o Carrefour em encontrar um novo formato para os hipermercados ou fazê-los pularem do marketing de varejo 1.0 direto para o 3.0. Um super desafio aliás como diversos outros que se impõem aos gestores varejistas.
E não parou por aí:
– o maior varejista de moda do mundo, o grupo Inditex Zara anunciou sua entrada no e-commerce e começa a vender pela internet – menos no Brasil 🙁
– o Burguer King passa para as mãos dos megainvestidores brasileiros liderados por Paulo Lehmann
– outro sinal da internacionalização sadia do varejo: gestora inglesa de investimentos adquire fatia minoritária de grupo de supermercados formado por duas redes, a São Francisco e Cidade Canção, com 28 lojas no total. É dinheiro de fora investido no varejo brasileiro como prova de que empresas varejistas nacionais de médio porte podem se tornar atrativas para o investidor estrangeiro. Sem esse componente não será possível ocupar lugar de destaque nesta que promete ser a 5a. maior economia do planeta. Portanto as empresas precisam se mostrar atrativas aos milhões que estão lá fora, sem paradeiro, devido a crise que não tem data para terminar.
Que cenário, hein? Nada como estar a frente, poder enxergar tendências e provocar as mudanças. É esse o nosso objetivo aqui no Núcleo de Estudos o Varejo da ESPM! Ensinar o estado da arte não basta, é necessário estar na vanguarda, explorar os limites e fronteiras do novo varejo na era do conhecimento. Vamos juntos?

Boa leitura e bom feriado,

Prof. Ricardo Pastore
Coordenador do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM