>Da loja física para a online: rede pretende levar vendas pela web para outros países em breve

Antes mesmo de fazer sua primeira venda pela internet, a rede de varejo espanhola Zara já havia se convertido em um um fenômeno da web: mais de quatro milhões de seguidores no Facebook e diversos aplicativos baixados por usuários de iPod. Mas a prova de fogo da companhia na web começa amanhã (2/9), quando a marca lançará sua primeira loja online.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, a aventura de negócios da Zara pela web começa nos seis mercados que representam 40% de suas vendas globais: Alemanha, Grã Bretanha, França, Itália, Espanha e Portugal. “A pretensão é expandir para outros mercados aos poucos, até garantirmos uma presença mundial”, disse Pablo Islã, presidente mundial da companhia.

A estimativa da consultoria Sanford Bernstein é de que a fabricante, estrela do grupo de moda Inditex, fature até 2,5 bilhões de dólares anuais com as vendas de suas roupas pela Internet em seu terceiro ano de operações. Como base de comparação, sua concorrente Gap divulgou uma receita de 1,12 bilhão de dólares com vendas por meio de catálogo e pela web no ano passado, o equivalente a cerca de 8% de seu faturamento nos Estados Unidos.

A chegada da Inditex, uma das maiores varejistas do mundo em vendas, na batalha por consumidores na web demorou a acontecer. Enquanto a marca estréia na web, outras varejistas globais já estão impulsionando suas vendas na rede.

A Gap é uma delas. Atualmente apenas os americanos possuem uma loja online da marca – isso desde 1997. Até dezembro, o serviço estará disponível para outros 65 países, inclusive em lugares onde a empresa ainda nem possui loja física, como no Brasil.

As demais marcas do grupo, entre elas Bershka e Massimo Dutti, também podem ter presença na web a médio prazo. Prova de que a venda de roupa pela internet, considerada antigamente um produto fadado ao fracasso na web, está em moda no ciberespaço.

Fonte: Portal Exame – Tatiana Vaz – 01/09/2010