A versão brasileira da “Black Friday”, a maior ação promocional do varejo americano, bateu recordes de vendas mesmo em relação às estimativas agressivas das redes. Segundo a consultoria e-bit, somente até as 17h de sexta-feira (23/11), as vendas no varejo online já somavam R$ 200 milhões, o dobro do arrecadado durante todo o dia no ano passado. A expectativa dos varejstas era de faturar R$ 135 milhões na data.

Foi o melhor faturamento diário da história do varejo online brasileiro. Na primeira hora de abertura, foram registrados mais de 75 mil acessos simultâneos, sete vezes mais que no ano passado, segundo o portal Busca Descontos. Em algumas lojas, como o Walmart, produtos chegaram a ter o estoque esgotado ainda na parte da manhã. A rede informou que conseguiu aumentar em 5 vezes as vendas em relação à data em 2011.

Reclamações

Apesar dos bons resultados, a Black Friday foi alvo de protesto de consumidores. O Procon-SP notificou sete grandes varejistas por indícios de “maquiagem nos descontos”. Ou seja, a rede eleva o preço antes da promoção, e informa, portanto, que o desconto é maior.

Entre os alvos das reclamações estão o próprio Walmart e o Extra. As redes, entretanto, negaram as práticas enganosas.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo