O fim do ano é uma das épocas mais esperadas e promissoras para o varejo, pois é o momento em que mais se tem lucratividade na venda dos produtos. Contudo, é muito importante saber como desenvolver sua campanha de final de ano com antecedência.

Para obter mais rentabilidade nesse período, é necessário fazer seu planejamento de marketing, definir os descontos que serão oferecidos, pensar em toda a comunicação visual no PDV e ainda se preocupar com as estratégias que devem ser trabalhadas nas datas sazonais, como a Black Friday, o Natal e o Ano Novo.

Então para ajudar você com todas essas tarefas, separamos algumas boas práticas que vão resultar em uma ótima campanha de final de ano e gerar bastante lucro com as vendas. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura deste artigo para conferir!

Defina os descontos que serão oferecidos

Como já é de costume há décadas, o varejo impulsiona suas vendas por meio de promoções e redução de preços em datas específicas justamente pelo fato de ser uma tática que vem funcionando há muito tempo.

No entanto, é muito importante que, ao definir os descontos nos produtos que serão oferecidos durante os feriados de fim de ano, seja realizado um bom planejamento financeiro.

Afinal, não adianta aumentar as vendas mas ter uma margem de lucro que beire o prejuízo, não é mesmo?

Saiba divulgar no PDV

O ponto de venda é o local onde o consumidor tem contato direto com a marca e com os produtos. Sendo assim, ao planejar uma boa campanha de final de ano, você deve considerar todo o material de divulgação utilizado no estabelecimento físico.

Ou seja, cartazes de preços, cartazes indicando promoções, banners e todo o tipo de material gráfico que será disponibilizado no PDV deve se comunicar visualmente com o perfil do público-alvo de sua loja, gerando empatia e atraindo esse público.

Trabalhe o marketing digital

Segundo um levantamento realizado pela Salesforce, uma campanha de final de ano que sincronize ferramentas de marketing digital, como anúncios no Facebook, e-mail marketing e ações estratégicas nesse âmbito, pode aumentar o poder de alcance da marca em até 77%.

Além disso, nesse mesmo estudo foi constatado que os usuários que se depararam tanto com anúncios nas redes sociais quanto também receberam e-mails se apresentaram com cerca de 8% a mais de propensão a clicar na propaganda e 22% mais de inclinação a realizar uma compra.

Ofereça embalagens personalizadas

Por fim, invista em embalagens personalizadas que vão chamar a atenção dos clientes. Lembre-se de que nesse período do ano o que predomina é o sentimento natalino e comemorativo de ano novo.

Portanto, personalize toda a comunicação visual do PDV, inclusive as embalagens, com cores e objetos que façam referência a essa época do ano.

Direcionar sua campanha conforme a data sazonal faz com que o público lembre-se de sua marca com um certo afeto e isso ajuda a fidelizar os clientes ao negócio.

Como você pôde conferir neste artigo, uma boa campanha de final de ano deve considerar diversos aspectos do funil de vendas e do comportamento do consumidor. Além de trabalhar bem a precificação dos produtos, é necessário alinhar as estratégias de comunicação visual no PDV e no marketing digital.

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