Com todas suas marcas com foco na redução do impacto ambiental e no aumento do impacto social positivo, a Unilever celebra dois importantes marcos de seu Plano de Sustentabilidade (USLP), lançado em 2010: o cumprimento de 80% dos seus compromissos e o crescimento do desempenho de suas marcas sustentáveis, pelo quarto ano consecutivo, conforme divulgou a empresa. Em 2017, as marcas com propósito apresentaram desempenho 46% superior ao restante o negócio e entregaram 70% do crescimento da companhia.

A empresa tem como meta ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar a saúde e o bem-estar até 2020, reduzir pela metade o impacto ambiental dos produtos até o ano 2030 e melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.

“Acreditamos que o crescimento do negócio deve acontecer de forma sustentável e os números comprovam que, desde o lançamento do Plano de Sustentabilidade, em 2010, fizemos grandes avanços. O fato de nossas marcas sustentáveis continuarem crescendo indica que esse é um modelo de negócios que funciona. Mas, é claro, sempre estamos em busca de melhorias. O foco agora é buscar cada vez mais agilidade e escala de impacto”, afirma o presidente da Unilever Brasil, Fernando Fernandez.

Neste contexto, a gestão de resíduos é um dos pilares prioritários da companhia, sendo o desenvolvimento de embalagens com material reciclado uma das frentes-foco em todo o mundo.

Gestão de Resíduos

De 2008 a 2017, dados globais da Unilever revelam a redução de 98% dos resíduos enviados para aterros sanitários. Em relação aos resíduos associados ao descarte de seus produtos, a diminuição foi de 29%. No Brasil, toda operação (fábricas, centros de distribuição e escritórios) já atingiu a marca “Aterro Zero”.

Às parcerias institucionais e às iniciativas nas fábricas – que inclui a fundação do CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem) – soma-se a estratégia para reduzir a geração de resíduos pela organização. Para isso, a companhia investe em produtos concentrados e em refis, além de desenvolver embalagens que utilizem menos matéria-prima.

A empresa também mantém a política de fornecimento responsável e exige que seus parceiros tenham uma política de gestão de resíduos. E para incentivar os consumidores a darem destinação correta aos resíduos a companhia lançou, em 2001, em conjunto com o Grupo Pão de Açúcar (GPA), o programa Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. Em seus 17 anos, o projeto coletou mais de 110 mil toneladas de materiais.

De acordo com a empresa, para os próximos anos, o foco será investir em soluções para as embalagens plásticas, já que a companhia anunciou o compromisso de ter 100% de suas embalagens de plástico reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

(Por Super Varejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Unilever, Sustentabilidade