O grupo atacadista Makro voltou a operar no azul no mercado brasileiro no ano passado, com lucro de R$ 3,7 milhões, versus perda de R$ 67,7 milhões em 2015. A receita líquida cresceu 6%, passando de R$ 7,2 bilhões para R$ 7,7 bilhões.

A rede, controlada pela holding holandesa SHV, saiu do vermelho após dois anos com resultados ruins e trocas de dois presidentes no intervalo de menos de um ano. A companhia fechou 2013 com lucro de R$ 24 milhões, mas entrou no vermelho no ano seguinte, registrando prejuízo de R$ 43,1 milhões. Em 2015, apresentou perda novamente, de quase R$ 68 milhões.

A despesa financeira apurada em 2015, de R$ 19 milhões, passou para uma receita financeira de R$ 24,1 milhões no ano passado. O saldo de caixa da companhia, que foi de R$ 55,5 milhões em 2015, teve crescimento nesse período, atingindo R$ 107,8 milhões.

A provisão para ajuste de estoque no Makro, que foi um dos principais problemas da gestão anos atrás, passou de um negativo de R$ 2,8 milhões em 2015 para positivo de R$ 5,2 milhões em 2016.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM