O entregador de leite britânico pode ser uma coisa do passado em algumas áreas caso o sistema autônomo de entrega de mercadorias, o qual dispensa a necessidade de um condutor, testado pela varejista online britânica Ocado receba luz verde.

A empresa tem, nas últimas duas semanas, utilizado um veículo autônomo contendo oito recipientes com capacidade de carregar 128 kg de alimentos, entregando café, chocolate e outros produtos. “É uma experiência realmente emocionante”, disse Tombei Cusson, do sistema CargoPod que está sendo testado no sul de Londres.

“Eu desprezo ter que pagar taxas de entrega quando eu peço encomendas online, então qualquer tipo de tecnologia para reduzir o custo do serviço de entrega é muito atraente para mim”, acrescentou Cusson.

Quando o CargoPod chega ao local de entrega, a luz de um dos recipientes acende e o recipiente é aberto quando se pressiona um botão – uma tecnologia que a Ocado disse poder ser utilizada globalmente por varejistas tradicionais na próxima década.

O veículo tem câmeras e sensores LiDAR — que medem a distância de um objetivo, iluminando-o com uma luz a laser, para detectar qualquer obstáculo. Nos testes, um motorista de segurança e um entregador da Ocado também acompanham a entrega, mas o diretor de tecnologia da empresa, Paul Clarke, disse a tecnologia estará pronta iniciar as entregas sem motorista até 2021.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM